Hockey InLine

“Hockey InLine é o Hockey no Gelo sem gelo”.

 

  1. Origem do Hockey InLine

Embora atualmente o hockey inline tenha evoluído para uma modalidade independente com regras próprias, é inegável que a modalidade como a conhecemos hoje descende diretamente do hockey no gelo, quando ao final da década de ’80 e início da de ’90 tanto jogadores profissionais quanto praticantes recreativos de hockey no gelo passaram a praticar o hockey com patins inline sobre quadras de hockey no gelo que estavam desligadas (e sem gelo) durante o verão do hemisfério Norte.

A partir desta adaptação da principal modalidade olímpica de inverno, naturalmente se percebeu que o “hockey no gelo com rodas” podia ser levado à praticamente qualquer quadra esportiva e o hockey inline acabou evoluindo para uma modalidade com regras ligeiramente diferentes do ice hockey que permitiram que a modalidade pudesse se difundir pelo mundo todo, inclusive em países nos quais nunca houve um rink de gelo de dimensões oficiais, como o Brasil.

 

2. Regras do Hockey In-Line.

O Hockey InLine é praticado em uma quadra cujas dimensões podem variar de 40 a 60 metros de comprimento por 20 a 30 metros de largura, inteiramente “murada” com bordas boras de aproximadamente 1,1 metro de altura e cantos arredondados, como na figura abaixo:

O raio do canto da quadra tem entre 7 e 8,5 metros e serva para que o puck possa percorrê-los sem parar, além disto a quadra é dotada de cinco “cabines” onde são colocados os dois bancos de jogadores, dois bancos de suspensão e a mesa de cronometragem. Nos bancos de jogadores os integrantes das equipes que não estão em quadra ficam sentados aguardando a sua vez de entrar no jogo, os bancos de suspensão ficam na lateral oposta da quadra e para lá são enviados os jogadores que cometeram faltas e na cabine de mesários ficam os profissionais responsáveis pelas anotações do jogo e pela operação dos equipamentos de cronometragem, som, iluminação e comunicação.

Nos bancos de jogadores permanecem sentados os atletas que aguardam para jogar, os bancos de suspensão ficam na lateral oposta da quadra e para lá são enviados os jogadores que cometeram faltas e na cabine de mesários ficam os profissionais responsáveis pelas anotações do jogo e pela operação dos equipamentos de cronometragem, som, iluminação e comunicação.

Uma partida de hockey inline é dividida em 2 tempos de 20 minutos de jogo efetivo por duas equipes, cada uma com 4 jogadores de ataque (doravante chamados de linha) e 1 goleiro, buscam superar uma à outra em número de gols.

Não existem laterais e escanteios, pois a quadra é cercada pela, sendo permitido conduzir o puck por trás das traves, por isto há poucas interrupções durante a partida, fazendo do hockey in-line um dos esportes muito exigente do condicionamento físico dos atletas, um jogador adulto chega a gastar 700 kcal por hora de jogo.

Devido a este intenso desgaste físico, os jogadores são constantemente substituídos durante a partida, o que exige que uma equipe de hockey in-line seja formada por 18 jogadores: 16 jogadores de ataque, divididos em 4 linhas e dois goleiros.

 

O tempo médio de permanência de uma linha em quadra não supera 2 minutos e por causa da alta rotatividade entre as linhas não há sentido em dividir os atletas entre titulares e reservas. A composição das linhas pode ser livremente alterada durante o jogo, não há limite de substituições e as trocas são feitas com o jogo em andamento.